SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número139O papel dos esquemas precoces mal adaptativos na explicação do burnout e do engagementPsicologia jurídica em situações de abuso sexual: possibilidades e desafios¹ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

DIB, Eloísa Pelizzon  e  ABRAO, Jorge Luís Ferreira. Uma experiência terapêutica pré-cirúrgica: o uso do desenho como mediador lúdico. Bol. psicol [online]. 2013, vol.63, n.139, pp. 159-174. ISSN 0006-5943.

A hospitalização costuma estar impregnada de fantasias que são geradoras de alto nível de ansiedade, em especial para crianças. Assim o processo psicoterápico hospitalar deve propor medidas que possibilitem o desenvolvimento de recursos internos para o enfrentamento de situações geradoras de angústias. O presente artigo tem por objetivo demonstrar a importância da intervenção psicológica por intermédio do desenho como mediador lúdico no contexto de internação frente à situação pré-cirúrgica. Para tal, será apresentado um estudo de caso de uma menina de cinco anos, internada para realizar uma cirurgia de correção ortopédica. A paciente produziu sete desenhos que, no início, expressavam suas angústias frente à cirurgia e, no final, demonstravam sua tentativa de elaboração. Concluiu-se que o desenho é um importante instrumento terapêutico no contexto hospitalar.

Palavras-chave : Pediatria Hospitalar; Psicologia Infantil; desenho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )