SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número139Uma experiência terapêutica pré-cirúrgica: o uso do desenho como mediador lúdicoOs role playing games (RPGS) como uma ferramenta em psicoterapia: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

PELISOLI, Cátula  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Psicologia jurídica em situações de abuso sexual: possibilidades e desafios1. Bol. psicol [online]. 2013, vol.63, n.139, pp. 175-192. ISSN 0006-5943.

Este trabalho investigou as percepções de psicólogas judiciárias sobre seu papel em situações de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Foram entrevistadas cinco profissionais de comarcas de diferentes municípios do Estado do Rio Grande do Sul com experiência na área. O conteúdo das entrevistas foi analisado, utilizando o software webQDA, com quatro categorias geradas a posteriori: (1) potencialidades da Psicologia; (2) dificuldades; (3) requisitos para a tarefa; e (4) tomada de decisão. Os dados demonstram que o trabalho das psicólogas judiciárias faz a intermediação entre as necessidades do judiciário e da população envolvida em situações de violência, contribuindo tanto na comprovação do fato como na proteção dos envolvidos. Para isso, as profissionais utilizam habilidades pessoais, diferentes fontes de informação, recursos teóricos e técnicos. Conclui-se destacando as possibilidades do fazer psicológico no contexto da Justiça e a importância e a necessidade de maior integração entre as áreas da Psicologia e do Direito.

Palavras-chave : Abuso sexual; Psicologia jurídica; tomada de decisão; depoimento especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )