SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número139Psicologia jurídica em situações de abuso sexual: possibilidades e desafios¹A frequência de pensamentos contrafactuais em pessoas com e sem sinais indicativos de depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

LIMBERGER, Letícia Staub  e  SILVA, Jerto Cardoso da. Os role playing games (RPGS) como uma ferramenta em psicoterapia: um estudo de caso. Bol. psicol [online]. 2013, vol.63, n.139, pp. 193-200. ISSN 0006-5943.

O crescimento da indústria dos jogos eletrônicos é diretamente proporcional ao constante aumento da presença desta mídia em nosso cotidiano. Neste artigo, explorou-se como os Role-Playing Games - jogos de interpretação de papéis - online estão inseridos em nossa sociedade atualmente e quais podem ser seus benefícios na aquisição de uma melhor qualidade de vida. Para tanto, será utilizado um caso atendido em psicoterapia, no qual a atividade de jogar Role-Playing Games foi utilizada como uma ferramenta no atendimento psicoterápico, o que proporcionou, e ainda proporciona ao indivíduo em questão, possibilidades que antes se apresentavam como algo distante e inatingível, sendo elas a construção de um círculo social, a superação constante da timidez e uma melhora gradual nos sintomas da depressão.

Palavras-chave : Depressão; role-playing games / RPG; jogos online; socialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )