SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue139Role-playing games as a tool in psychotherapy: a case studyReflections on ethical issues involved in the psychological supervision author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

FACCIOLI, Juliana Sarantopoulos  and  SCHELINI, Patrícia Waltz. A frequência de pensamentos contrafactuais em pessoas com e sem sinais indicativos de depressão. Bol. psicol [online]. 2013, vol.63, n.139, pp. 201-216. ISSN 0006-5943.

O pensamento contrafactual (PC) refere-se a elaborações mentais de alternativas para eventos passados e apresentam importante função adaptativa. Os objetivos desse estudo foram verificar e comparar a frequência de PCs entre pessoas com e sem sinais indicativos de depressão e comparar em quais condições as pessoas dos dois grupos evocam mais pensamentos contrafactuais. Participaram do estudo 42 adultos, idade média de 43 anos, sendo 85% mulheres, divididos em dois grupos: com e sem sinais indicativos de depressão. Cada participante, respondeu, individualmente, a uma entrevista semi-estruturada, ao BDI e BAI e a um instrumento estruturado para avaliar pensamentos contrafactuais em adultos. No geral, pessoas sem indicações de depressão relataram menos pensamentos contrafactuais e estes foram evocados com mais frequência, quando solicitados explicitamente.

Keywords : Pensamento contrafactual; pensamento imaginativo; depressão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )