SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número140Atendimento ser e fazer e escolha profissional: estudo sobre eficácia clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

ZANETTI, Sandra Aparecida Serra  e  GOMES, Isabel Cristina. Relação entre funções parentais e o comportamento de crianças pré-escolares. Bol. psicol [online]. 2014, vol.64, n.140, pp. 1-20. ISSN 0006-5943.

As funções parentais, na contemporaneidade, podem ser exercidas com pouca consistência e coerência em decorrência de aspectos socioculturais que têm provocado nos pais sentimentos de insegurança e dúvidas frente à tarefa de educar. Esse artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa que procurou compreender a relação entre a fragilização das funções parentais e a frequência de comportamentos de agressividade, teimosia e/ou agitação em crianças de dois a quatro anos, num ambiente escolar. Foram realizadas entrevistas semidirigidas com professores e pais, observação de crianças e interação lúdica entre pais e filhos. Usando abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso com comparação entre grupos, e baseando-se no referencial teórico da psicanálise para a análise dos dados, constatou-se que os comportamentos das crianças citados acima se relacionam com dificuldades nas dinâmicas da parentalidade e da conjugalidade.

Palavras-chave : Família; práticas de criação infantil; relações pais-criança; disciplina da criança; crianças em idade pré-escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License