SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Desarrollo de una escala factorial para medir la felicidadEstructura factorial del maslach burnout inventory - version human services survey - en Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

NAKANO, Tatiana de Cássia  e  WECHSLER, Solange Muglia. Teste brasileiro de criatividade figural: proposta de instrumento. Interam. j. psychol. [online]. 2006, vol.40, n.1, pp. 103-110. ISSN 0034-9690.

A criatividade é um fenômeno multidimensional, valorizado por promover o desenvolvimento completo do indivíduo. Este estudo visou a criação, validação e precisão de um instrumento de avaliação da criatividade figural para crianças, com amostra de 120 participantes (60M/60F), da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental localizada no Estado de São Paulo. Os participantes responderam a dois testes: Teste Pensando Criativamente com Figuras de Torrance (TPCF) e Teste Brasileiro de Criatividade Figural (TBCF), elaborado neste estudo, que permitem avaliar 14 indicadores cognitivos e emocionais da criatividade. Os resultados da validade simultânea, comparando os 2 testes pela Correlação de Pearson foram altamente significativos (r=0.81 a 0.94. p<0.001). A precisão pelo teste e reteste para o TBCF foi também significativa (r= 0.84 a 0.99. p< 0.001). A Análise da Variância demonstrou efeitos de sexo, série e interação no desempenho dos participantes no TBCF. Concluiu-se que o TBCF pode ser considerado como uma forma paralela ao TPCF, existindo a necessidade de normas específicas para ser usado pelos psicólogos brasileiros na avaliação da criatividade de crianças.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Testes; Crianças; Criatividade (Brasil).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )