SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Sustainable behavior and time perspective: present, past, and future orientations and their relationship with water conservation behaviorEvidencias de validez para el Rorschach en el contexto de la psicología de transito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

PANICHI, Renata Maria Dotta  e  WAGNER, Adriana. Comportamento de risco no trânsito: revisando a literatura sobre as variáveis preditoras da condução perigosa na população juvenil. Interam. j. psychol. [online]. 2006, vol.40, n.2, pp. 159-166. ISSN 0034-9690.

Este artigo tem por objetivo discutir o comportamento de risco na condução e a tendência ao envolvimento em acidentes de trânsito na população juvenil a partir de uma abordagem psicossocial e multifatorial do fenômeno. Descreve, desde uma perspectiva histórica, os principais modelos explicativos dos acidentes de trânsito e do comportamento de risco. Sistematiza e discrimina resultados de estudos empíricos que apontam fatores de risco e proteção para esses comportamentos. Com o presente manuscrito visa-se refletir a respeito dessa problemática, a fim de subsidiar debates à efetivação de medidas preventivas eficazes para reduzir o número de vítimas juvenis nos acidentes de trânsito.

Palavras-chave : Comportamento de dirigir; Comportamento de risco; Acidentes de trânsito; Adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )