SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Características de los profesores y su facilitación de la participación de los apoderados en el proceso enseñanza - aprendizajeCognitive-behavioral group therapy for depression in adolescents with diabetes: a pilot study índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

PASQUALOTTI, Adriano et al. Experimentação de fumo em estudantes do ensino fundamental e médio de área urbana na região sul do Brasil. Interam. j. psychol. [online]. 2006, vol.40, n.2, pp. 213-218. ISSN 0034-9690.

O fumo é droga utilizada mundialmente e considerada pela Organização Mundial de Saúde (1985) como a principal causa de enfermidades evitáveis e incapacitantes. Estudo realizado com 5.057 alunos de escolas públicas e privadas que preencheram questionário auto-aplicável e anônimo. A prevalência da experimentação mostrou-se alta entre os escolares 36,2% (1827). A faixa etária de experimentação foi de 14 a 16 anos, perfazendo um total de 53,6% (936). Referiram já ter experimentado essa substância 1.732 alunos sendo 54,4% (943) estudantes do sexo feminino e 45,6% (789) do sexo masculino. O estudo demonstrou inicio precoce do comportamento para o tabagismo, especialmente quando as relações familiares estavam fragilizadas. Os resultados indicaram a necessidade de ações conjuntas com envolvimento da escola, família e sociedade, objetivando a prevenção da experimentação do fumo e conseqüentemente do uso e abuso. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo - RS, Brasil.

Palavras-chave : Fumo; Estudantes do ensino médio; Estudantes do ensino fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )