SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2¿Por qué ocurren los malos tratos entre iguales?: Explicaciones causales de adolescentes portugueses y brasileñosEmpoderamiento, participación y autoconcepto de persona socialmente comprometida en adolescentes chilenos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

O'BRIEN, David P.; ROAZZI, Antonio; DIAS, Maria da Graça B. B.  e  SOSKOVA, Jitka. Prevendo inferências lógico-predicativas no processamento de texto. Interam. j. psychol. [online]. 2007, vol.41, n.2, pp. 119-128. ISSN 0034-9690.

Investigações preliminares haviam estabelecido que inferências lógico-sentenciais são realizadas facilmente durante o processamento de texto. Três estudos investigaram as inferências lógico-predicativas em processamento de texto. Os Experimentos 1 e 2 apresentaram histórias nas quais foram embutidas premissas para uma única inferência lógico-predicativa. O Experimento 3 apresentou histórias contendo premissas para inferências lógico-predicativas múltiplas. Os participantes não cometeram quase nenhum erro na hora de julgar se uma sentença final para cada história era apresentada, demonstrando que as inferências lógico-predicativas foram feitas durante a leitura. Os participantes entenderam essas inferências como sendo semelhantes a paráfrases, demonstrando que eles não acreditaram que qualquer inferência havia sido feita. Assim, embora a lógica predicativa necessite de representações complexas da estrutura interna de proposições que estão ausentes na lógica sentencial, os atuais resultados demonstram que sua aplicação durante a leitura é igualmente realizada sem qualquer esforço. As implicações teóricas dos resultados para a literatura de compreensão textual e para a literatura do raciocínio lógico são discutidas.

Palavras-chave : Raciocínio; Compreensão; Inferências predicativas; Lógica mental predicativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )