SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Familias brasileras y argentinas: entre la tradición y la modernidadValidity of moral norms: perspectives of philosophy and psychoanalysis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

TOFANI, Ana C. A.  e  VAZ, Cícero E.. Câncer de próstata, sentimento de impotência e fracassos ante os cartões IV e VI do Rorschach. Interam. j. psychol. [online]. 2007, vol.41, n.2, pp. 197-204. ISSN 0034-9690.

O objetivo deste estudo é compreender os sentimentos de impotência e fracassos com base em dados empíricos extraídos dos cartões IV e VI da técnica de Rorschach aplicado em vinte e cinco pacientes com câncer de próstata em atendimento ambulatorial num hospital de câncer. O Rorschach foi aplicado nas dependências do próprio hospital, após consentimento livre e esclarecido dos pacientes e aprovação do Comitê de Ética do hospital. O estudo permite concluir que por se tratar de um órgão que afeta a sensibilidade sexual masculina, a depressão e o sentimento de impotência estão presentes em todos os pacientes, mesmo naqueles em que a impotência possa ser temporária.

Palavras-chave : Teste de Rorschach; Câncer de próstata; Sexualidade; Depressão (emoção).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )