SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Dibujo de la figura humana: análisis del funcionamiento diferencial de los criteriosFortalecimento em tempo de sofrimento: reflexões sobre o trabalho do psicólogo e a realidade brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

QUEIROZ, Elizabeth  e  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Trabalho em equipe: um estudo multimetodológico em instituição hospitalar de reabilitação. Interam. j. psychol. [online]. 2007, vol.41, n.2, pp. 221-230. ISSN 0034-9690.

Desenvolveu-se uma investigação visando a descrever, analisar e compreender aspectos comunicacionais e interacionais da tomada de decisão (TD) em instituição de reabilitação. Para tanto, realizaram-se registro observacional direto e filmagem da reunião de discussão de caso, bem como entrevistas individuais e em grupo com profissionais dos dois programas estudados. Os resultados indicaram que, na situação estruturada de reunião, a TD está centrada no paciente, com predomínio de foco ampliado nas discussões e maior freqüência de verbalizações de natureza "fornece" e "solicita informações". O mecanismo "expande discussão" é o mais utilizado. A percepção do apoio interprofissional é avaliada como fator facilitador da TD, ao passo que características pessoais, aspectos específicos da interação e a estruturação do programa de reabilitação dificultam-na. A abordagem multimetodológica adotada mostrou-se satisfatória.

Palavras-chave : Trabalho em equipe; Reabilitação; Tomada de decisão; Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )