SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Trabalho em equipe: um estudo multimetodológico em instituição hospitalar de reabilitaçãoCorporalidad y uso de drogas: estudio de caso de la experiencia subjetiva del cuerpo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

GUZZO, Raquel S. L.  e  LACERDA JR., Fernando. Fortalecimento em tempo de sofrimento: reflexões sobre o trabalho do psicólogo e a realidade brasileira. Interam. j. psychol. [online]. 2007, vol.41, n.2, pp. 231-240. ISSN 0034-9690.

Inserida em um mundo em que a globalização e o neoliberalismo são hegemônicos, a realidade brasileira é dominada por uma dinâmica social que produz opressão e sofrimento para a grande parte da população. Profissionais que se defrontam com esta realidade e suas conseqüências são marcadas pelo medo e várias dificuldades. Depois de apresentar processos históricos correntes e seu impacto sobre a realidade brasileira, este trabalho descreve um programa desenvolvido para profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social. O programa teve um horizonte libertador e buscou criar diálogo e reflexões sobre a realidade e como transforma-la. O programa teve três estágios. Avaliação de dimensões da vida pessoal e profissional. Esta informação foi discutida em cinco sessões de três horas envolvendo implicações do programa. Processos psicossociais relacionados a libertação e opressão são discutidos. Apoio CNPq.

Palavras-chave : Prevenção; Psicologia Comunitária; Fortalecimento; Conscientização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )