SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Development of the test of economic literacy for adultsScale for the Measurement of Personal Agency and Empowerment (ESAGE) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interamerican Journal of Psychology

Print version ISSN 0034-9690

Abstract

WECHSLER, Solange Muglia; VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros  and  SCHELINI, Patrícia Waltz. Adaptação brasileira dos testes verbais da bateria Woodcock-Johnson III. Interam. j. psychol. [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 285-294. ISSN 0034-9690.

Considerando a importância da Bateria Woodcock-Johnson III (WJ-III) para avaliação das habilidades cognitivas, o objetivo do estudo foi realizar uma adaptação brasileira dos seus testes verbais (Vocabulário, Sinônimos, Antônimos, Analogias Verbais). A amostra foi composta por 448 indivíduos (232 sexo feminino, 216 sexo masculino ), idades entre 7 a 18 anos, estudantes de escolas de 4 cidades do estado de São Paulo/(Brasil). A versão brasileira foi composta por itens retirados da WJ-III, da Bateria-R e de livros escolares. A investigação da precisão e validade do total de itens foi feita utilizando-se o coeficiente Kuder-Richardson e a Teoria de Resposta ao Item. Os resultados revelam que cada um dos subtestes possui um único fator principal, explicando mais de 40% da variância total dos escores, com confiabilidade acima de 0,89. Portanto, foi verificada a importância dos itens brasileiros e a necessidade de adaptação dos testes verbais da WJ-III para o Brasil.

Keywords : Inteligência; Adaptação; Testes verbais; Validação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )