SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Desarrollo del test de alfabetización económica para adultosEscala Para Medir Agencia Personal y Empoderamiento (ESAGE) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

WECHSLER, Solange Muglia; VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros  e  SCHELINI, Patrícia Waltz. Adaptação brasileira dos testes verbais da bateria Woodcock-Johnson III. Interam. j. psychol. [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 285-294. ISSN 0034-9690.

Considerando a importância da Bateria Woodcock-Johnson III (WJ-III) para avaliação das habilidades cognitivas, o objetivo do estudo foi realizar uma adaptação brasileira dos seus testes verbais (Vocabulário, Sinônimos, Antônimos, Analogias Verbais). A amostra foi composta por 448 indivíduos (232 sexo feminino, 216 sexo masculino ), idades entre 7 a 18 anos, estudantes de escolas de 4 cidades do estado de São Paulo/(Brasil). A versão brasileira foi composta por itens retirados da WJ-III, da Bateria-R e de livros escolares. A investigação da precisão e validade do total de itens foi feita utilizando-se o coeficiente Kuder-Richardson e a Teoria de Resposta ao Item. Os resultados revelam que cada um dos subtestes possui um único fator principal, explicando mais de 40% da variância total dos escores, com confiabilidade acima de 0,89. Portanto, foi verificada a importância dos itens brasileiros e a necessidade de adaptação dos testes verbais da WJ-III para o Brasil.

Palavras-chave : Inteligência; Adaptação; Testes verbais; Validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )