SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Comparing the color of fear and evolution of a group: a pilot studyPersonal efficacy, attitudes towards immigrants, and voting behavior among latino and white university students índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

BUENO, José Lino Oliveira  e  BUENO JUNIOR, Lézio Soares. Estimação temporal de ratos com lesão hipocampal em discriminação condicional operante. Interam. j. psychol. [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 329-340. ISSN 0034-9690.

O desempenho de ratos com lesão no giro denteado do hipocampo foi avaliado durante tarefa operante de discriminação condicional com manipulação da duração do estímulo-característica. Foram usados 16 ratos privados de água: oito lesados no giro denteado com microinjeções de colchicina e oito controle-operados. Os ratos foram submetidos a treino de discriminação condicional positiva (práticas L15T5+ e T5-) e negativa (L5R15- e R15+), sendo L estímulo-característica luz branca, T (tom puro) e R (ruído branco) estímulos-alvo, 5 e 15 durações em segundos, seta () intervalo vazio de 5 s e + e - presença e ausência de reforçamento, respectivamente. O teste empregou práticas de extinção, com durações de L de 15, 13, 11, 9, 7 e 5 s. Os dados mostraram aquisição da discriminação condicional positiva e negativa, sem diferenças entre o grupo experimental e o controle. Diferentes durações de um estímulo podem adquirir propriedades condicionais. Contudo, o processamento da duração do estímulo-característica parece não depender somente do giro denteado do hipocampo.

Palavras-chave : Estimação temporal; Discriminação condicional; Hipocampo; Lesão; Ratos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )