SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3A qualidade da interação positiva e da consistência parental na sua relação com problemas de comportamentos de pré-escolaresRazonamiento proporcional intuitivo en alumnos de primaria y secundaria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

GIANORDOLI-NASCIMENTO, Ingrid Faria; TRINDADE, Zeidi Araújo  e  SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Mulheres brasileiras e militância política durante a ditadura militar: a complexa dinâmica dos processos identitários. Interam. j. psychol. [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 359-370. ISSN 0034-9690.

O período da ditadura militar, instaurada no País em 1964 e que perdurou até 1985, marcado por uma sucessão de mudanças políticas, econômicas e sociais, caracterizou-se também pela gradativa e intensa repressão político-social aos seus opositores. Nesse cenário, destaca-se a militância política de mulheres opositoras ao regime. Buscamos nessa investigação focalizar os aspectos psicossociais, principalmente aqueles relacionados aos processos identitários, implicados na interconexão entre relações de gênero e campo político na militância de mulheres contra a ditadura militar brasileira, entre os anos de 1964 e 1985. Com esse objetivo, foram realizadas entrevistas individuais com 09 mulheres que participaram de organizações que possuíam uma clara posição de resistência ao regime autoritário entre os anos de 1964 e 1973. A análise dos dados aponta que transformando o contexto social e sendo por ele transformadas, essas mulheres, então, tanto no campo da política quanto no das relações de gênero, romperam com códigos tradicionais de conduta e propuseram, em seus lugares, formas alternativas de viver a condição feminina.

Palavras-chave : Psicologia Social; Identidade social; Gênero; Ditadura militar; Militância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )