SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Razonamiento proporcional intuitivo en alumnos de primaria y secundariaSignificado psicológico del amor pasional: lo claro y lo obscuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

WACHELKE, João Fernando Rech  e  CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações sociais, representações individuais e comportamento. Interam. j. psychol. [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 379-390. ISSN 0034-9690.

Este trabalho é uma revisão da literatura sobre a teoria das representações sociais. Tem por objetivo apresentar um entendimento global acerca da teoria e do fenômeno das representações sociais e da relação entre indivíduo e grupo na teoria, mais especificamente as relações entre representações sociais e individuais e as relações entre representações sociais e comportamento. Tomam-se como base estudos empíricos e ensaios teóricos publicados na literatura científica internacional. Conclui-se que a teoria possui características que a aproximam de um paradigma de pesquisa e indica-se a relevância de investigar de modo mais aprofundado os efeitos de contextos interacionais com objetos sociais e relações entre pensamento social e individual.

Palavras-chave : Teoria das representações sociais; Cognição social; Pensamento social; Comportamento social; Representações individuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )