SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Papel de las claves contextuales en la ocurrencia del fenómeno de aprendizaje estado-dependiente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

MENDES et al. Inserção ecológica no contexto de uma comunidade ribeirinha amazônica. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.1, pp. 1-10. ISSN 0034-9690.

A inserção ecológica pressupõe um envolvimento contínuo do pesquisador com os participantes no contexto em que a investigação ocorre. Contudo, em algumas pesquisas de campo há problemas operacionais inerentes que dificultam o contato ininterrupto do pesquisador e que se configuram como um desafio metodológico. O presente artigo apresenta as estratégias utilizadas para a "inserção ecológica" de um grupo de pesquisadores em um contexto ribeirinho amazônico na ilha do Marajó. Serão especialmente discutidos os seguintes aspectos: a) a formação da equipe de pesquisadores e a construção coletiva do conhecimento; b) o contato com informante, o seu papel e a descrição de uma estratégia de coleta de dados através da técnica de fotografias e c) a utilização do inventário sociodemográfico (ISD) como elemento de coleta e de inserção ecológica.

Palavras-chave : Modelo Bioecológico; Contexto; Comunidade Ribeirinha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )