SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Role of contextual keys on the occurrence of the state-dependent learning phenomenonThe reader and the text: developing text comprehension in the school setting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interamerican Journal of Psychology

Print version ISSN 0034-9690

Abstract

ANDRADE, Maria Waleska Camboim Lopes de; CAMINO, Cleonice  and  DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. O desenvolvimento de valores humanos dos cinco aos 14 anos de idade: um estudo exploratório. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.1, pp. 19-27. ISSN 0034-9690.

Pesquisas nas ciências sociais e humanas têm notificado a existência de valores, culturais e individuais. Como tais valores surgem no curso do desenvolvimento mental das pessoas? Na presente pesquisa, observou-se o desenvolvimento de quatro valores: Obediência; Cooperação; Responsabilidade e Criatividade, tomando como base para análise o referencial teórico de Jean Piaget. Três etapas do desenvolvimento foram enfocadas: a primeira e a segunda infância e o início da adolescência. Pediu-se a 116 crianças e adolescentes nas idades de 5 a 8; 9 a 11 e 12 a 14 anos, de ambos os sexos, estudantes de três escolas particulares da cidade de João Pessoa, Paraíba, para que apresentassem uma definição de cada valor. Suas respostas foram analisadas procurando-se encontrar características específicas da formação dos valores mencionados, em cada uma das etapas. Dentre essas características, a descentração ocupou um lugar de destaque. Assim, as respostas foram categorizadas considerando-se os níveis de descentração - do mais baixo para o mais alto -, na seguinte ordem: Indefinido, Intrapessoal, Interpessoal e Impessoal. Os resultados indicaram que ocorriam diferenças significativas, entre três faixas etárias, na forma como as crianças e adolescentes definiam os valores. As crianças com menos de 9 anos apresentaram para todos os valores definições da categoria Intrapessoal. Já aquelas entre 9 e 11 anos de idade alternaram suas respostas entre as categorias Intrapessoal, Interpessoal e Impessoal e os adolescentes dificilmente se valeram de definições relativas à categoria Intrapessoal. Assim, de uma forma geral, pode-se concluir que o desenvolvimento dos valores acompanha a descentração.

Keywords : Valores; Escentração; Desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )