SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1The development of human values from 5 to 14 years old: an exploratory studyTowards an argentine version of parents-adolescent communication scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interamerican Journal of Psychology

Print version ISSN 0034-9690

Abstract

SPINILLO, Alina Galvão. O leitor e o texto: desenvolvendo a compreensão de textos na sala de aula. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.1, pp. 29-40. ISSN 0034-9690.

O presente estudo de intervenção teve por objetivo desenvolver a compreensão de textos em crianças com dificuldades nesta área. Para tal, os participantes foram divididos em um Grupo Experimental e um Grupo Controle. Às crianças do GE foi oferecida uma intervenção em que os leitores tinham que relacionar informações textuais com seu conhecimento de mundo e integrar as informações mencionadas no texto. Não foram identificadas diferenças significativas entre os grupos no pré-teste. Entretanto, no pós-teste as crianças do GE tiveram um desempenho mais elaborado que aquelas do GC, sendo as únicas que melhoraram a compreensão de textos do pré para o pós-teste. A natureza da intervenção e suas implicações educacionais são discutidas em termos de práticas de ensino que desenvolvam a compreensão de textos no contexto escolar.

Keywords : Dificuldades de Compreensão de Textos; Crianças; Inferências; Sala de Aula.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )