SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Changes...: How do they influence on adolescents in reconstituted family?The influence of overload and self-efficacy on burnout: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interamerican Journal of Psychology

Print version ISSN 0034-9690

Abstract

BARLACH, Lisete; LIMONGI-FRANCA, Ana Cristina  and  MALVEZZI, Sigmar. O conceito de resiliência aplicado ao trabalho nas organizações. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.1, pp. 101-112. ISSN 0034-9690.

Resiliência é um conceito que tem sido utilizado para explicar fenômenos psicossociais referidos a indivíduos, grupos ou organizações que superam ou transcendem situações adversas. Neste artigo, é discutido o conceito de resiliência como referencial teórico para pesquisas no campo da Psicologia do Trabalho, sendo apresentados: a) análise de conteúdo de dois filmes recentes - Frida e A Vida é Bela - ilustrativa do conceito de resiliência psicológica; b) análise qualitativa de relatos verbais de executivos(as), alunos (as) de cursos de educação continuada, submetidos(as) a situações de tensão vividas na interface entre trabalho, vida pessoal e dedicação ao estudo. Os achados do estudo indicam que, no contexto do trabalho humano nas organizações, a resiliência pode explicar a mobilização de recursos psicossociais para o enfrentamento das rupturas e situações de tensão características da modernidade. Conclui-se que neste ambiente, de transformação de crises em oportunidades, o desenvolvimento da resiliência pode ser o elemento diferencial entre o enfrentamento da situação que leva ao crescimento psicológico ou a sensação de vitimização, em situações similares de pressão organizacional. A resiliência parece estar associada ao auto-conhecimento, religiosidade e arte. Portanto, a compreensão da relação pessoa-.pressão-subjetividade-trabalho e o conceito de resiliência são fundamentais para o entendimento do enfrentamento das adversidades humanas nas organizações.

Keywords : Resiliência psicológica; Trabalho humano; Organizações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )