SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1The influence of overload and self-efficacy on burnout:Associate factors and development trajectories of the antisocial behavior during the adolescence: prevention of the juvenile violence in latin america author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interamerican Journal of Psychology

Print version ISSN 0034-9690

Abstract

TONETTO, Leandro Miletto; ROHENKOHL, Gustavo  and  STEIN, Lilian Milnitsky. O efeito da pressão do tempo na tomada de decisão do consumidor. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.1, pp. 119-128. ISSN 0034-9690.

O presente artigo expõe os resultados de um experimento que objetivou mensurar os efeitos da pressão do tempo na decisão do consumidor. Visou, ainda, apresentar o desenvolvimento de um instrumento informatizado, em língua portuguesa, para a avaliação do efeito de configuração na tomada de decisão do consumidor. O experimento teve a participação de 96 estudantes universitários, designados a três grupos constituídos em função da variável pressão do tempo, representados pelo grupo controle, sem tempo delimitado para o julgamento e tomada de decisão, e pelos grupos experimentais, com tempo reduzido em 25% e 50% em relação à média de tempo despendido para a tomada de decisão do grupo controle. Os resultados mostraram os padrões esperados de aversão ao risco, documentados originalmente em pesquisa básica por Kahneman e Tversky (1979), Tversky e Fox (1995) e Tversky e Kahneman (1981) e corroboraram os resultados de Svenson e Benson (1993), já que o aumento da pressão do tempo parece diminuir o efeito de configuração.

Keywords : Efeito de configuração; Aversão ao risco; Pressão do tempo; Tomada de decisão; Psicologia Cognitiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )