SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Identidade: elementos de etnicidade entre escolaresAtitudes sobre a aprovação da psicoterapia online na perspectiva da teoria da ação racional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

MARTINS, Raul Aragão et al. Utilização do alcohol use disorders identification test (audit) para identificação do consumo de álcool entre estudantes do ensino médio. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.2, pp. 307-316. ISSN 0034-9690.

O álcool é uma das drogas mais consumidas pelos adolescentes. Apenas recentemente têm-se investigado instrumentos de rastreamento do uso de bebidas alcoólicas nesta população. O trabalho buscou investigar o uso do Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) para levantamento inicial (Screening) e avaliação do consumo de bebidas alcoólicas entre alunos do Ensino Médio. Participaram do estudo 1227 jovens de duas escolas públicas que responderam ao AUDIT e forneceram dados relativos a: nível sócio-econômico, religião e familiar com beber problemático. Através do ponto de corte 8 para o AUDIT identificou-se o beber de risco em 17,8% dos participantes. Conclui-se que devido à fácil aplicação e aceitação entre os estudantes, o AUDIT é um instrumento importante para programas de prevenção e intervenção no consumo de álcool.

Palavras-chave : Levantamento inicial; Adolescentes; Uso de álcool; Ensino médio; AUDIT.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )