SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Utilização do alcohol use disorders identification test (audit) para identificação do consumo de álcool entre estudantes do ensino médioParticipação política e experiência homossexual: dilemas entre o indivíduo e o coletivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

MAROT, Rodrigo Sá Vicente  e  FERREIRA, Maria Cristina. Atitudes sobre a aprovação da psicoterapia online na perspectiva da teoria da ação racional. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.2, pp. 317-324. ISSN 0034-9690.

Investigaram-se as atitudes sobre a aprovação da psicoterapia online, em uma amostra composta por 161 pessoas, que responderam a um questionário acessado por meio de um site da internet dedicado à saúde mental. Os resultados evidenciaram que: (a) as atitudes sobre a aprovação da psicoterapia online consistiam em uma função positiva do produto das crenças sobre a aprovação desse tipo de terapia por suas respectivas avaliações; (b) a norma subjetiva associada à aprovação da terapia online constituía uma função positiva dos produtos das crenças normativas sobre a aprovação desse tipo de terapia pelas motivações em aderir a essas crenças; (c) tanto a atitude quanto a norma subjetiva contribuíram para a predição da intenção de comportamentos de voto favoráveis à aprovação da terapia online, embora a atitude tivesse exercido maior influência nessa predição. Tais resultados são discutidos à luz de achados anteriores e dos pressupostos da teoria da ação racional.

Palavras-chave : Atitudes; Psicoterapia online; Teoria da ação racional; Pesquisa pela internet.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )