SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Building bridges between organization development and community psychology: an integrative model for multi-site community-based researchThe relations between sociodemographics and psychological variables, work conditions and the meaning of working author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interamerican Journal of Psychology

Print version ISSN 0034-9690

Abstract

GONDIM, Sônia Maria Guedes et al. O chefe tem sempre razão?: um estudo intercultural das expectativas sociais em interações de trabalho. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.2, pp. 381-389. ISSN 0034-9690.

A pesquisa tem como objetivo explorar a tendência de concordar com as ações do supervisor ao se analisar uma situação de interação no trabalho. Participaram do estudo 465 estudantes universitários de Salvador e de Madrid concluintes de cursos de administração e engenharia. Através de um diálogo por escrito entre um supervisor e um empregado, analisou-se a concordância ou discordância com os seus modos de agir, e as justificativas apresentadas pelos participantes. A análise quantitativa indica que, independente da cultura, da experiência de trabalho e do curso de formação, concorda-se com o comportamento do supervisor. A análise de conteúdo qualitativa revela que as justificativas de ambos os países são similares e focam na confiança, motivação, orientação e suporte mútuos.

Keywords : Atribuições sociais; Interações no trabalho; Status profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )