SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Building bridges between organization development and community psychology: an integrative model for multi-site community-based researchRelación de variables sociodemográficas, psicológicas y la condición laboral con el significado del trabajo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

GONDIM, Sônia Maria Guedes et al. O chefe tem sempre razão?: um estudo intercultural das expectativas sociais em interações de trabalho. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.2, pp. 381-389. ISSN 0034-9690.

A pesquisa tem como objetivo explorar a tendência de concordar com as ações do supervisor ao se analisar uma situação de interação no trabalho. Participaram do estudo 465 estudantes universitários de Salvador e de Madrid concluintes de cursos de administração e engenharia. Através de um diálogo por escrito entre um supervisor e um empregado, analisou-se a concordância ou discordância com os seus modos de agir, e as justificativas apresentadas pelos participantes. A análise quantitativa indica que, independente da cultura, da experiência de trabalho e do curso de formação, concorda-se com o comportamento do supervisor. A análise de conteúdo qualitativa revela que as justificativas de ambos os países são similares e focam na confiança, motivação, orientação e suporte mútuos.

Palavras-chave : Atribuições sociais; Interações no trabalho; Status profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )