SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3La producción científica argentina en psicología: un análisis de la visibilidad e impacto en el ámbito internacional y su comparación con países de la regiónA seleção dos imigrantes e a liga brasileira de hygiene mental (1914-1945) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

COSTA, Luis Artur  e  GALLI FONSECA, Tania Mara. Da diversidade: uma definição do conceito de subjetividade. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.3, pp. 513-519. ISSN 0034-9690.

O conceito de subjetividade tem sido cada vez mais utilizado em trabalhos referentes às ciências humanas. Diante de sua conceituação por vezes imprecisa, o uso do conceito de subjetividade banalizou-se em diversos segmentos da psicologia, perdendo sua especificidade. O presente ensaio efetuou uma definição do conceito de subjetividade no que tange as suas bases filosóficas e implicações práticas. A partir de sua distinção conceitual diante da definição de identidade, erige-se um panorama das concepções de ontologia e epistemologia atreladas a cada conceito. A partir daí, desdobra-se a distinção da subjetividade no que tange a sua lógica, ética e práxis.

Palavras-chave : Subjetividade; Identidade; Filosofia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )