SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Da diversidade: uma definição do conceito de subjetividadeAbuso sexual infantil: indicadores de risco e conseqüências no desenvolvimento de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

WANDERBROOCK JUNIOR, Durval  e  BOARINI, Maria Lúcia. A seleção dos imigrantes e a liga brasileira de hygiene mental (1914-1945). Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.3, pp. 520-527. ISSN 0034-9690.

O objetivo central do presente estudo é o de deslindar o processo de seleção dos imigrantes proposto pela Liga Brasileira de Hygiene Mental no período entre-guerras. Seleção necessária, considerando que enquanto alguns imigrantes eram vistos pelos higienistas como seres "imprestáveis", "indesejáveis" e "desajustados", outros poderiam cumprir um importante papel no processo produtivo. Para além da seleção dos imigrantes como mão de obra qualificada e barata, também a Liga Brasileira de Hygiene Mental estava preocupada em preservar a ordem dominante, diante da qual os imigrantes "desajustados" resultavam em forte ameaça. Neste sentido, as propostas de aplicação dos testes psicológicos tiveram uma significativa utilidade no marco do ideário higienista.

Palavras-chave : Liga Brasileira de Hygiene Mental; Seleção de imigrantes; Testes e exames psicológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )