SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Co-construyendo historias: a la búsqueda de hechos luminosos en los relatos familiares sobre el consumo de drogasO efeito de vizinhança ortográfica em crianças brasileiras: estudo com a tarefa de decisão lexical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

TRIVELLATO-FERREIRA, Marlene da Cássia  e  MARTURANO, Edna Maria. Recursos da criança, da família e da escola predizem competência na transição da 1ª série. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.3, pp. 549-558. ISSN 0034-9690.

Este estudo focaliza precursores de competência na transição da 1ª série. Participaram 70 crianças da 1ª série, sendo avaliadas no início da série e no final do ano letivo. Variáveis da criança e da família predisseram ajustamento e desempenho. Consciência fonológica e nível intelectual foram os melhores preditores de desempenho e ajustamento, respectivamente. Crianças com experiência prévia na educação infantil mostraram menor estresse que crianças sem experiência. Ressalta-se o potencial da educação infantil para desenvolver habilidades precursoras de competência e atenuar o impacto da transição.

Palavras-chave : Educação infantil; Consciência fonológica; Suporte parental; Práticas educativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )