SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Recursos da criança, da família e da escola predizem competência na transição da 1ª sérieCreencia en un mundo justo y prejuicios: el caso de los homosexuales con VIH/SIDA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

JUSTI, Francis Ricardo dos Reis  e  PINHEIRO, Ângela Maria Vieira. O efeito de vizinhança ortográfica em crianças brasileiras: estudo com a tarefa de decisão lexical. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.3, pp. 559-569. ISSN 0034-9690.

Nesse estudo, foram realizados dois experimentos para investigar o efeito de vizinhança ortográfica no reconhecimento de palavras, em crianças brasileiras da quarta série do ensino fundamental. No primeiro experimento, uma tarefa de decisão lexical do tipo Go/No-Go, observou-se um efeito inibitório do número de vizinhos (N) e do número de vizinhos de maior freqüência que a da palavra-alvo (NF). No segundo, uma tarefa de decisão lexical com tempo fixo, observou-se um efeito inibitório de NF. Em estudos com adultos, porém, efeitos facilitadores de N foram observados. Verificou-se que o efeito de vizinhança ortográfica é genuinamente inibitório no português do Brasil e que crianças, ao contrário de adultos, podem ter dificuldades em utilizar estratégias na tarefa de decisão lexical.

Palavras-chave : Vizinhança ortográfica; Reconhecimento visual de palavras; Tarefa de decisão lexical.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )