SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1A study about the development of gratitude in childhoodChemical dependence and personality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interamerican Journal of Psychology

Print version ISSN 0034-9690

Abstract

SALLES, Jerusa Fumagalli de; HOLDERBAUM, Candice Steffen  and  MACHADO, Letícia Leuze. Normas de associação semântica de 50 palavras do Português Brasileiro para crianças: tipo, força de associação e set size. Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.1, pp. 57-67. ISSN 0034-9690.

Listas de palavras associadas semanticamente são fundamentais para experimentos de memória explícita e implícita. Este estudo investiga a evocação de associados semânticos de 50 palavras-alvo por 154 crianças de 3ª série, analisando-se força e tipo de associação estabelecida, assim como a extensão da lista de associados gerados para cada alvo (tamanho do conjunto). Dentre os resultados, a média de força de associação entre os pares foi de 29,44%, 50% dos pares apresentaram forte associação semântica, houve preferência pela geração de respostas com relação alvo-associado semântico do tipo temática (76%), a média de respostas diferentes para cada alvo (tamanho significativo do conjunto) foi de 14,34 itens e os substantivos abstratos geraram um maior tamanho total do conjunto. Houve uma forte correlação negativa entre força de associação semântica e tamanho do conjunto. Palavras concretas, mais propensas a produzir imagens mentais, geraram menor variabilidade de respostas, quando considerado na análise as respostas idiossincrásicas.

Keywords : Memória semântica; Pares associados; Evocação lexical; Processamento semântico de palavras; Crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )