SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Um estudo sobre o desenvolvimento da gratidão na infânciaDependência química e personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

SALLES, Jerusa Fumagalli de; HOLDERBAUM, Candice Steffen  e  MACHADO, Letícia Leuze. Normas de associação semântica de 50 palavras do Português Brasileiro para crianças: tipo, força de associação e set size. Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.1, pp. 57-67. ISSN 0034-9690.

Listas de palavras associadas semanticamente são fundamentais para experimentos de memória explícita e implícita. Este estudo investiga a evocação de associados semânticos de 50 palavras-alvo por 154 crianças de 3ª série, analisando-se força e tipo de associação estabelecida, assim como a extensão da lista de associados gerados para cada alvo (tamanho do conjunto). Dentre os resultados, a média de força de associação entre os pares foi de 29,44%, 50% dos pares apresentaram forte associação semântica, houve preferência pela geração de respostas com relação alvo-associado semântico do tipo temática (76%), a média de respostas diferentes para cada alvo (tamanho significativo do conjunto) foi de 14,34 itens e os substantivos abstratos geraram um maior tamanho total do conjunto. Houve uma forte correlação negativa entre força de associação semântica e tamanho do conjunto. Palavras concretas, mais propensas a produzir imagens mentais, geraram menor variabilidade de respostas, quando considerado na análise as respostas idiossincrásicas.

Palavras-chave : Memória semântica; Pares associados; Evocação lexical; Processamento semântico de palavras; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )