SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Normas de associação semântica de 50 palavras do Português Brasileiro para crianças: tipo, força de associação e set sizeAvaliando a comunicação da emoção: o ato de mostrar e ocultar como efeitos da cultura, gênero, tipo de emoção e relacionamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva; NUNES, Maiana Farias Oliveira; CUNHA, Tatiana Freitas da  e  HUTZ, Claudio Simon. Dependência química e personalidade. Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.1, pp. 68-76. ISSN 0034-9690.

Este estudo investigou as relações entre dependência química e estrutura da personalidade em uma amostra brasileira. Os participantes eram estudantes universitários (n=35) e clientes de um centro para tratamento de drogadictos (n=48). Duas escalas de personalidade, baseadas no Modelo dos Cinco Grandes Fatores, foram usadas para avaliar Extroversão e Socialização. Uma entrevista semi-estruturada foi usada para identificar eventos nas histórias de vida dos pacientes que pudessem apoiar classificações específicas. Os escores dos participantes também foram comparados a amostras normativas brasileiras. Os resultados mostraram diferenças significativas em Socialização entre o grupo clínico e o não-clínico, mas não para Extroversão. Análises de regressão foram realizadas com as escalas e dados da entrevista para predizer a que grupo o participante pertencia. O poder preditivo do modelo foi de 92,1%. Os resultados apontam para a vantagem de utilizar entrevistas e técnicas objetivas para avaliar sintomas de personalidade anti-social.

Palavras-chave : Adição química; Uso de drogas; Modelo dos cinco grandes fatores; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )