SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Chemical dependence and personalityGender equality practices in a group of heterosexual couples in Puerto Rico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interamerican Journal of Psychology

Print version ISSN 0034-9690

Abstract

VIKAN, Arne; DIAS, Maria da Graça B. B.  and  ROAZZI, Antonio. Avaliando a comunicação da emoção: o ato de mostrar e ocultar como efeitos da cultura, gênero, tipo de emoção e relacionamento. Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.1, pp. 77-83. ISSN 0034-9690.

Estudantes de uma cultura coletivista (brasileiros, n= 401) e uma individualista (noruegueses, n= 418) pontuam suas habilidades em demonstrar e esconder raiva, tristeza e ansiedade em relação à família, companheiro, amigos e "outras pessoas". Noruegueses mostram pontuações mais altas na manifestação da raiva e tristeza, e menores pontuações para encobrir raiva e ansiedade. As pontuações de expor foram muito mais altas, e o ocultar muito mais baixas em relação a pessoas mais íntimas do que em relação a "outras pessoas". Uma interação entre cultura x relacionamento apresenta que os escores dos brasileiros sugerem maior abertura emocional para amigos do que para familiares e companheiros, enquanto os noruegueses denotam um o padrão inverso. Diferenças de gêneros apóiam pesquisas anteriores evidenciando que o sexo feminino tem escores mais elevado em expressar emoções e menores escores em esconder; também demonstram menos diferenciação entre os relacionamentos.

Keywords : Comunicando emoções; Expressando emoções; Escondendo emoções; Coletivismo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )