SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Dependência química e personalidadeLas prácticas de equidad en un grupo de parejas heterosexuales en Puerto Rico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interamerican Journal of Psychology

versión impresa ISSN 0034-9690

Resumen

VIKAN, Arne; DIAS, Maria da Graça B. B.  y  ROAZZI, Antonio. Avaliando a comunicação da emoção: o ato de mostrar e ocultar como efeitos da cultura, gênero, tipo de emoção e relacionamento. Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.1, pp. 77-83. ISSN 0034-9690.

Estudantes de uma cultura coletivista (brasileiros, n= 401) e uma individualista (noruegueses, n= 418) pontuam suas habilidades em demonstrar e esconder raiva, tristeza e ansiedade em relação à família, companheiro, amigos e "outras pessoas". Noruegueses mostram pontuações mais altas na manifestação da raiva e tristeza, e menores pontuações para encobrir raiva e ansiedade. As pontuações de expor foram muito mais altas, e o ocultar muito mais baixas em relação a pessoas mais íntimas do que em relação a "outras pessoas". Uma interação entre cultura x relacionamento apresenta que os escores dos brasileiros sugerem maior abertura emocional para amigos do que para familiares e companheiros, enquanto os noruegueses denotam um o padrão inverso. Diferenças de gêneros apóiam pesquisas anteriores evidenciando que o sexo feminino tem escores mais elevado em expressar emoções e menores escores em esconder; também demonstram menos diferenciação entre os relacionamentos.

Palabras clave : Comunicando emoções; Expressando emoções; Escondendo emoções; Coletivismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )