SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Experiencias alucinatorias nocturnas: relación con la esquizotipia, tendencias disociativas y propensidad a la fantasíaWisdom in multicultural counseling: the omitted ingredient índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

BONANATO, Karina et al. Adaptação trans-cultural e propriedades psicométricas da 'Escala de Senso de Coerência' em mães de crianças pré-escolares. Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.1, pp. 144-153. ISSN 0034-9690.

O objetivo do presente estudo é apresentar a adaptação trans cultural e a confiabilidade da escala de Senso de Coerência (SOC-13 de Antonovsky) para a língua portuguesa em uma amostra de mães de crianças pré-escolares. A escala originalmente validada demonstrou um baixo percentual de resposta e um elevado número de respostas extremas quando aplicada a mães de crianças pré-escolares de uma amostra de conveniência na cidade de Belo Horizonte, Brasil. Com o auxílio de entrevistas cognitivas, foram feitas adaptações que envolveram a alteração de palavras, o uso de cinco opções de respostas ao invés de sete e a inserção de explicação por escrito para as respostas intermediárias. Três amostras independentes participaram do estudo para os testes psicométricos. Estas três amostras consistiram de um grupo de 36 e outro de 38 mães selecionadas por conveniência, e um terceiro grupo composto por 564 mães selecionadas aleatoriamente. A confiabilidade foi verificada através da consistência interna, teste-reteste e correlação intem-escore total, em cada uma das três amostras respectivamente. Os resultados indicam que a escala adaptada é consistente e obteve uma taxa de respostas superior à da escala originalmente validada. A consistência interna aumentou de 0,67 para 0,71 para a escala adaptada. Este valor aumentou para 0,80 no teste com a amostra aleatoriamente selecionada. Os coeficientes de Kappa ponderado atingiram valores médios de 49,5%. A correlação de Spearman mostrou que todos os itens se correlacionaram com os escores totais de SOC. Os resultados indicam que a escala adaptada é válida e consistente para mães de crianças pré-escolares de diferentes classes sociais.

Palavras-chave : Senso de coerência (SOC); Classificação sócio-econômica (SES); Estudos de validação; Adaptação trans-cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )