SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Análisis de factores que influyen en el desarrollo de normas ambientales y en la conducta anti-ecológicaModeling HIV prevention strategies among two Puerto Rican samples índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

WERBA SALDANHA, Ana Alayde; ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de  e  SOUSA, Valdiléia Carvalho de. Envelhecer com Aids: representações, crenças e atitudes de idosos soropositivos para o HIV. Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.2, pp. 323-332. ISSN 0034-9690.

Com o objetivo de identificar as representações emergentes face à infecção pelo HIV em pessoas idosas, explorando questões de enfrentamento e suporte social, participaram deste estudo 21 idosos soropositivos na faixa etária de 50 a 72 anos, de ambos os sexos, escolhidos de forma não-probabilística, intencional e acidental, no ambulatório de um Hospital de Referência em Aids, na cidade de João Pessoa/BR. Para a coleta dos dados foi utilizada a Técnica de Associação Livre de Palavras, processado pelo software Tri- Deux-Mots através da análise fatorial de correspondência; e, Entrevistas Abertas, analisadas por Categorias Temáticas. Emergiram cinco categorias temáticas: Diagnóstico, Vivendo com Aids, Enfrentamento, Tratamento e Perspectivas. Os resultados apontam diferenças nas representações a partir do grau de escolaridade e tempo de diagnóstico.

Palavras-chave : Aids; Velhice; Psicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )