SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2“Eu sei fazer uma história ficar pequena.”: A escrita de resumo por criançasJulgamento de lances futebolísticos: comparação entre árbitros de futebol e torcedores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

MASSIMI, Marina. Imagens, dinamismo sensorial e elaborações retóricas no Brasil colonial. Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.2, pp. 374-382. ISSN 0034-9690.

O artigo analisa imagens e metáforas construídas com base na experiência sensorial em sermões e narrativas de cerimônias no Brasil colonial, elaborações retóricas destinadas à transmissão de conhecimentos e práticas junto à população pela comunicação oral e baseadas nos métodos da retórica clássica e da correspondente teoria do conhecimento (Aristoteles, Cícero e Agostinho de Hipona) A pesquisa é realizada segundo o método histórico. A hipótese é que o uso de imagens pertinentes à experiência sensorial tinha a função de impressionar os ouvintes remetendo-os a vivências do seu cotidiano (conforme o preceito retórico da accommodatio), sendo parte de um processo de elaboração do conhecimento com fundamento sensorial. Os resultados evidenciam a importante função atribuída às potências psíquicas sensoriais pela retórica utilizada no Brasil do período colonial aplicada para a construção dos sermões ou no preparo das celebrações e representações na ocasião de datas importantes da vida civil e religiosa e na elaboração de suas narrativas.

Palavras-chave : Imagens e dinamismo sensorial; História dos conhecimentos psicológicos; Celebrações, sermões e narrativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )