SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Expectativas educacionales hacia hijas e hijos en una escuela rural de alto desempeño índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

SCOZ, Beatriz Judith Lima  e  MARTINEZ, Albertina Mitjáns. A zona muda das representações sociais: uma aproximação a partir do jogo de areia. Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 432-441. ISSN 0034-9690.

O objetivo deste artigo é fundamentar e mostrar a utilização do Jogo de Areia como recurso metodológico inovador para o estudo da zona muda das representações sociais, especialmente as representações sociais de professores pela sua significação para a prática pedagógica. A utilização do Jogo de Areia foi alicerçada nos princípios que o norteiam, nas experiências profissionais e como pesquisadoras das autoras e nas concepções teóricas de importantes especialistas. Também serão enfatizadas as possibilidades que o Jogo de Areia oferece para a articulação das representações sociais com a construção da subjetividade. Evidenciam-se assim, as contribuições que o aprimoramento das pesquisas sobre as representações sociais dos professores pode oferecer às necessárias transformações que devem acontecer nas formas em que esses profissionais se formam na atualidade.

Palavras-chave : Representações sociais; Zona muda; Ensino e aprendizagem; Subjetividade; Jogo de areia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )