SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Writing evaluation rubric in the elementary education in MexicoExplicit and implicit measurements of the attitudes toward women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interamerican Journal of Psychology

Print version ISSN 0034-9690

Abstract

RIBAS JR., Rodolfo de Castro et al. A Psicologia Social no Brasil (1986 - 2006): Uma avaliação bibliométrica baseada no PsycINFO. Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 532-540. ISSN 0034-9690.

O presente estudo foi conduzido com o objetivo de traçar um panorama das pesquisas brasileiras realizadas no campo da Psicologia Social. O PsycINFO foi utilizado para identificar, de forma sistemática, artigos na área. Registros de artigos focalizando a Psicologia Social publicados por autores filiados a instituições brasileiras entre 1996 e 2007 foram identificados e processados. Análises gráficas e de regressão revelaram que o número de artigos publicados anualmente em Psicologia Social cresceu sistematicamente, sobretudo na última década. Os assuntos mais investigados foram os seguintes: Criação de filhos, Matrimônio e Família, Comportamento Sexual - Orientação Sexual, Cultura e Etnologia, Processos Grupais e Interpessoais. Análises revelaram, entre outros aspectos, que o número médio de autores por artigo cresceu consistentemente de aproximadamente 1,5 em 1996 para 2,5 em 2006.

Keywords : Psicologia social; Análise bibliométrica; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )