SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Medidas explícitas e implícitas de las actitudes hacia las mujeresAvaliação do temperamento em crianças: tradução de instrumentos para a Língua Portuguesa (Brasil) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

MILFONT, Taciano L.  e  GOUVEIA, Valdiney V.. Um pecado capital: inveja disposicional e suas relações com o bem-estar. Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 547-551. ISSN 0034-9690.

Inveja é uma emoção pancultural vivenciada pela maioria das pessoas durante suas vidas. A Escala de Inveja Disposicional (Dispositional Envy Scale, DES) foi desenvolvida para avaliar a tendência de as pessoas sentirem inveja. O presente estudo primeiramente avalia a validade e a confiabilidade da DES para medir inveja em uma amostra brasileira, e depois examina as relações entre inveja e bem-estar. A DES apresentou confiabilidade aceitável (consistência interna e homogeneidade) bem como validade fatorial e de critério. Como esperado, inveja disposicional foi negativamente correlacionada com medidas de bem-estar (satisfação com a vida, vitalidade e felicidade), indicando que pessoas que tendem a sentir inveja são mais prováveis a apresentar menos vidalidade e energia, assim como expressar infelicidade em suas vidas. Os resultados suportam as propriedades psicométricas da versão brasileira da DES, além de destacar o impacto potencial da inveja no bem-estar das pessoas.

Palavras-chave : Inveja; Bem-estar; Escala de Inveja Disposicional; Validade; Confiabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )