SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Um pecado capital: inveja disposicional e suas relações com o bem-estarEnsino à distância: uma década das publicações científicas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

KLEIN, Vivian Caroline; PUTNAM, Samuel P.  e  LINHARES, Maria Beatriz Martins. Avaliação do temperamento em crianças: tradução de instrumentos para a Língua Portuguesa (Brasil). Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 552-557. ISSN 0034-9690.

A pesquisa internacional tem crescentemente considerado o temperamento como uma variável pessoal relevante na trajetória de desenvolvimento da criança. O objetivo do presente estudo foi descrever a metodologia de tradução para a Língua Portuguesa (Brasil) de três instrumentos de avaliação do temperamento baseados na abordagem teórica de Rothbart. A tradução inicial foi modificada com base na avaliação de dois tradutores profissionais, três psicólogos bilíngües e uma amostra de 15 mães brasileiras. A retro-tradução realizada por um terceiro tradutor profissional foi avaliada pelos autores dos instrumentos originais. Para a versão final, os autores dos instrumentos originais julgaram que 100% dos itens eram consistentes com os itens originais e uma segunda amostra de 15 mães brasileiras não identificou problemas em compreender os itens dos instrumentos na Língua Portuguesa.

Palavras-chave : Temperamento; Avaliação; Crianças; Tradução.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )