SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Factorial structure of depressive symptoms in Anglophone Caribbean university students: psychometric properties of the beck depression inventory-IIAlteridad como factor de desarrollo para la comprensión del estudiante en la etapa infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

CRUVINEL, Miriam  e  BORUCHOVITCH, Evely. Autoconceito e crenças de autoeficácia de crianças com e sem sintomatologia depressiva. Interam. j. psychol. [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 586-593. ISSN 0034-9690.

O objetivo deste estudo foi avaliar o autoconceito e a autoeficácia de 54 alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, 27 com sintomas depressivos (G1) e 27 sem (G2). A idade média dos participantes do G1 foi 8,74 (DP=0,71) e a do G2 foi 8,67 (DP=0,68). Os dados foram coletados mediante o Inventário de Depressão Infantil, Roteiro de Autoeficácia e Escala Piers Harris de Autoconceito. Os resultados indicaram que, em comparação ao G2, o G1 apresentou média mais baixa no roteiro de autoeficácia e escala de autoconceito. As crianças do G1 se avaliaram mais negativamente nos diferentes domínios do autoconceito, quando comparadas às do G2. Os dados obtidos são consistentes com a literatura. Reconhece-se, neste estudo, a necessidade de se desenvolver, no contexto escolar, procedimentos de intervenção que possibilitem a essas crianças a melhorarem suas autoavaliações.

Palavras-chave : Autoconceito; Crenças de autoeficácia; Depressão infantil; Autopercepções.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )