SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27A clínica da vintolescênciaRepressão e recalque do impulso agressivo: o caso de um menino em tenra idade com anorexia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

RAMOS, Maria Beatriz Jacques. Narcisismo e adolescência: as (im)possibilidades de aprender. Estud. psicanal. [online]. 2004, n.27, pp. 49-59. ISSN 0100-3437.

Analisa as manifestações do narcisismo e suas marcas na estrutura psíquica e no desempenho escolar de adolescentes com sucesso e insucesso na aprendizagem. As entrevistas apontaram para o que o autor denominou transtorno narcísico na aprendizagem, visíveis em comportamentos nos quais predominaram o processo primário, o empobrecimento do conhecimento pessoal e escolar, as oscilações de estima inferiorizada ou grandiosa e a dificuldade de manutenção da autoria de pensar e tornar sublimada, produtiva a capacidade intelectual para obter êxito nos investimentos sociais e escolares. Esses adolescentes mostraram quanto estavam presos nas malhas familiares, oscilando entre a infância e vida adulta, com medo de assumir responsabilidades, de seguir um caminho rumo à independência e com prejuízos na construção de vínculos com a realidade e com o conhecimento escolar.

Palavras-chave : Adolescência; Aprendizagem; Narcisismo; Transtorno narcísico na aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License