SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Narcisismo e adolescência: as (im)possibilidades de aprenderPerversão e angústia: diante da angústia, não retroceder índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

LUKSYS, Maria Inês de Araújo. Repressão e recalque do impulso agressivo: o caso de um menino em tenra idade com anorexia. Estud. psicanal. [online]. 2004, n.27, pp. 61-66. ISSN 0100-3437.

Apresenta alguns aspectos da experiência psicanalítica de uma criança com anorexia e outras dificuldades. Constata-se que as falhas iniciais de adaptação do meio ambiente às suas necessidades de bebê converteram-se em padrão de relacionamento entre a casa e o paciente. A continuação de falhas de adaptação vem interferindo no desenvolvimento desejável de outras áreas de seu processo maturacional, além de sua sexualidade oral. Caracterizam-se principalmente pela repressão de sua capacidade de experimentar o impulso agressivo espontâneo, o que por seu turno serve ao propósito de manter a ação do recalque.

Palavras-chave : Anorexia; Impulso agressivo; Repressão; Recalque; Falha de adaptação; Necessidade; Ambiente; Winnicott.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License