SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Entre o Desamparo Humano e o Amparo Divino: um caso clínico numa ótica interdisciplinarHerança para o século XXI: Freud, Montaigne e Kafka author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437On-line version ISSN 2175-3482

Abstract

LAENDER, Nadja Ribeiro. Teoria x prática: impasses contemporâneos. Estud. psicanal. [online]. 2005, n.28, pp. 83-88. ISSN 0100-3437.

Clinicar e teorizar sobre os atendimentos sempre foram formas de trabalhar os impasses que a clínica coloca a nós psicanalistas, implicando não só um aprofundamento dos conceitos como também uma forma de questionar a nossa práxis. Já há algum tempo, os analistas têm sido interpelados por clientes cuja psicopatologia dissimula, por baixo de uma aparente normalidade passível de tratamento psicanalítico, uma dificuldade em se adequar ao dispositivo da análise, evidenciada por um não-enquadramento às estruturas clínicas tidas como padrão.

Keywords : Angústia; Ausência de simbolização; Clínica psicanalítica; Estrutura clínica; Transferência; Histeria; Neurose; Normopatia; Analisando-robôs ou Antianalisandos; Psicossomática; Psicose.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License