SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Prisioneiros do desejoCinema, fantasia e violência: ensaio sobre “A má educação” de Almodóvar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

JORGE, Marco Antonio Coutinho. A travessia da fantasia na neurose e na perversão. Estud. psicanal. [online]. 2006, n.29, pp. 29-37. ISSN 0100-3437.

Parte-se de uma nova conceituação da fantasia: a articulação do inconsciente com a pulsão ou, em outras palavras, da linguagem com a sexualidade. Dois pólos distintos são situados no matema lacaniano da fantasia. Aquele do inconsciente ( ) e o da pulsão (a). Neurose e perversão são abordadas em posições fundamentais: na neurose, a fantasia de completude amorosa. Ela é prevalente e corresponde à fixação do sujeito no seu pólo inconsciente. Na perversão, a fantasia de completude gozosa é dominante e corresponde à fixação do sujeito no seu pólo pulsional. Posições de fixação da fantasia são igualmente indicadas na cultura, tomadas em sua continuidade moebiana com a estrutura de linguagem do sujeito.

Palavras-chave : Fantasia; Inconsciente; Pulsão; Neurose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License