SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Cinema, fantasia e violência: ensaio sobre “A má educação” de AlmodóvarOs discursos éticos de Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

MORAIS, Marília Brandão Lemos. Poesia, psicanálise e ato criativo: uma travessia poética. Estud. psicanal. [online]. 2006, n.29, pp. 45-56. ISSN 0100-3437.

Aborda o tema da criação literária e poética fazendo um cotejamento entre os textos psicanalítico e poético, inspirada no dito freudiano de que o poeta fala, sem saber, aquilo que ele, Freud, chegará a concluir após muito estudo e reflexão. Cria algumas aproximações entre o trabalho do poeta e do psicanalista utilizando-se de poemas e escritos de vários escritores, e segue a premissa de que tanto a psicanálise quanto a poesia buscam vestígios e dão contornos para o objeto perdido (das Ding). Diz que uma travessia do autor pela escrita poética guarda semelhanças com a travessia do fantasma do final de análise pelo analisando e que o ato do psicanalista na sua arte de psicanalisar assemelha-se ao fazer criativo do poeta. Haveria um lugar para um poiesisanalista? (poiesis, de criar, fabricar)

Palavras-chave : Arte; Poesia; Fantasia; Ato criativo; Ato psicanalítico; Objeto perdido; Representação de palavra; Representação de coisa; Pulsão sexual; Pulsão de morte; O Estranho; Sublimação; Poiesisanalista.

        · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License