SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Momentos de arte na análiseO poeta, o analista e o tradutor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

RAMOS, Maria Beatriz Jacques. Psicanálise e literatura: Noite na Taverna. Estud. psicanal. [online]. 2006, n.29, pp. 97-106. ISSN 0100-3437.

Adolescência é descrita como uma passagem, uma moratória no ciclo vital, caracterizada por perdas e lutos do corpo infantil, da identidade de criança, sustentada na identificação com os pais e a conseqüente desidealização destes. É uma fase do desenvolvimento psíquico em que as modalidades de relacionamento com o mundo externo denotam a vida emocional intensa e profunda do jovem. O adolescente vive perdas e separações, se afasta dos objetos de amor infantis, mesmo que seus sentimentos edípicos o incitem a reincejar o desejo pelos pais da criança. Na análise do insuperável e dos conflitos que não ficaram resolvidos, notam-se marcas nos comportamentos, na formação de vínculos e nas novas aprendizagens. Ao iniciar essa análise cito a obra de Álvares de Azevedo, Noite na Taverna, publicada em 1878. Um livro constituído de contos fantásticos, narrados por um grupo de amigos à roda de uma mesa de taverna. Elementos romanescos e satânicos se entrecruzam para tratar de violência, corrupção, adultério, traição e morte. Vingança, tédio, bebida, luto e amor são temas presentes em cada narrativa. Portanto, me remeto a um tipo específico de adolescente, aquele que manteve as paradas no seu desenvolvimento, as feridas narcísicas, as regressões às fases em que a fantasia e a onipotência criaram uma ilusão de controle mágico sobre o mundo e sobre o outro.

Palavras-chave : Adolescência; Narcisismo; Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License