SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue30The anguish and the new symptomsEstados conturbados do corpo: dor, gozo e glória author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437On-line version ISSN 2175-3482

Abstract

ANDRADE, Fernando de  and  MAIA, Luís. Uma análise epistemológica da teoria da sedução generalizada: contribuições atuais para a cientificidade da psicanálise. Estud. psicanal. [online]. 2007, n.30, pp. 65-76. ISSN 0100-3437.

As últimas “Jornadas Internacionais Jean Laplanche”, oitavas de uma série bianual, aconteceram de 20 a 22 de julho, em Lanzarote, nas Canárias, tendo por tema “Teoria da sedução generalizada: validação - refutação”. Basicamente, discutiram-se as condições de possibilidade da validação dessa teoria, o que, indiretamente, acabou por colocar a questão da oportunidade e da conveniência de uma validação científica das teorias psicanalíticas. Nesse esforço de análise epistemológica da psicanálise, em cinco reuniões, foram discutidos argumentos de diferentes autores cujo referencial teórico apóia-se na teoria laplancheana, acompanhados pela crítica e pelas contribuições do próprio Jean Laplanche. O presente trabalho consiste num resumido relatório crítico desse evento, ao qual compareceram os autores. Após uma introdução que oferece ao leitor uma breve história das Jornadas,o texto passa ao relato dos debates ocorridos, apresentando um resumo dos argumentos que motivaram cada reunião. Em seguida, é feita uma avaliação crítica das Jornadas 2006, considerando-se seu lugar no conjunto das Jornadas, sua contribuição para a obra psicanalítica em geral e a obra laplancheana. Ao final, destaca-se a constituição de um modelo epistemológico para o desenvolvimento da metapsicologia, articulado ao modelo antropológico estabelecido por Laplanche (a Situação Antropológica Fundamental). Esse modelo atesta a cientificidade da psicanálise, precisando seu lugar entre as ciências humanas.

Keywords : Metapsicologia; Teoria da Sedução Generalizada; Epistemologia da Psicanálise; Jornadas Internacionais Jean Laplanche.

        · abstract in French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License